segunda-feira, 30 de junho de 2014

Toda Poesia – PAULO LEMINSKI

Autor

Nascido em Curitiba em 1944, Leminski estreou na poesia em 1976. Foi poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta, além de faixa preta em judô. Dentre suas obras destacam-se Distraídos venceremos, Catatau e Bashô. Suas composições foram gravadas por Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Itamar Assumpção. Morreu em 1989 poucos meses antes de completar 45 anos.

Contexto histórico

Na poesia contemporânea brasileira, Leminski equilibrou dois enormes estilos poéticos que rivalizavam na década de 1974: a poesia concreta, de feição mais erudita e superuniformada, e a lírica que florescia entre os jovens da “geração mimeógrafo”. Logo, o autor conciliou em seus poemas tanto a rigidez da construção formal quanto o genuíno coloquialismo da lírica, assim confundido a crítica e por fim edificando sua obra na fronteira das poesias ocidental e oriental. No cenário da poesia contemporânea brasileira, sua obra é tida como erudita e pop, e através de seu percurso sobre a fronteira que o poeta desbravou ela encarnaria também o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica.

Resumo da obra

Apresentada por sua ex-companheira Alice Ruiz S, e posfácio do crítico e compositor José Miguel Wisnik, Toda Poesia é uma obra dedicada ao fazer poético da vida de Leminski, composta a partir das publicações seguintes Quarenta, Caprichos & relaxos, Distraídos venceremos,  La vieen close , O ex-estranho . Leminski consegue ser pop e profundo, ágil e delicado, sutil e voraz. Trabalha com brilhantismo e técnica, raciocínio rápido e uma linguagem ligeira, que não admite excessos – cada poema contém apenas o extremo necessário para ser completa em si mesma. Trabalhador árduo da literatura, Leminski admite todo o esforço físico e criativo da escrita, passando longe da frivolidade de quem admite o trabalho poético como simples “expressão da alma”.
Culto e intenso, o autor brinca com as palavras, suas origens e seus significados, como em “overture la vie em close”, poema que integra o livro La vie en close, uma das minhas seções prediletas de Toda Poesia. Vale a pena ler esta obra devagar, abrindo uma página ao acaso e seguindo os trilhos de Paulo Leminski.

Elaborado por: Felipe Soares PET/LETRAS/UNICENTRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário